A Cidade das Janelas aderiu ao sistema de etiqueta energética CLASSE+ permite a qualquer consumidor, uma escolha mais fácil dos produtos mais eficientes energeticamente, garantindo o conforto na sua casa e poupanças na conta da luz no final do mês. A etiqueta CLASSE+ é uma iniciativa da ADENE que visa dar resposta à ausência de uma etiqueta europeia obrigatória para alguns produtos que afetam o desempenho energético dos edifícios, tais como janelas, isolamentos, e outros elementos da envolvente dos edifícios. Tem como objetivo disponibilizar aos consumidores uma referência simples e de fácil interpretação através de pictogramas que evidenciam as características mais importantes nas janelas. A etiqueta não tem qualquer custo para o consumidor, permite uma escolha mais informada e promove o conforto com benefícios para a economia e para o ambiente. Atualmente este sistema está concretizado somente para as janelas com uma etiqueta, como mostra a imagem.
  Informação a ter em conta na etiqueta:
  • NIVÉL DE CONFORTO: dividida por duas estações do ano VERÃO e INFERNO e indica o nível de conforto em cada estação.
  • TRANMISSÃO TÉRMICA: o valor indicado é o somatório do coeficiente térmico do perfil e do vidro utilizados, este valor quanto mais baixo for melhor a eficiência da janela.
  • VIDRO: refere o fator solar, é a medida utilizada para saber quanto calor será absorvido, e transmissão luminosa, consiste na percentagem de luz visível que se transmite diretamente através do vidro.
  • PERMEABILIDADE AO AR: é classificada desde a Classe 0 até à Classe 4 (a mais impermeável).
  • ATENUAÇÃO ACUSTICA: é o objetivo a ser alcançado, no sentido de garantir mais conforto sonoro para o espaço. O perfil da janela, o vidro e o tipo de abertura são fatores a ter em conta.